, , ,

4 passos fáceis para melhorar o seu render

Mike Griggs mostra seu fluxo de trabalho simples.

 

Usar as Dome Light foi um dos maiores avanços na criação do CGI nas últimas décadas. Banhar uma cena de todas as direções costumava ser computacionalmente intensivo, mas com avanços em hardware e software, a luz Dome emergiu como uma maneira eficiente de começar a iluminar uma cena. Isso ocorre porque uma luz Dome pode incorporar uma imagem de luz baseada em imagem (IBL, também conhecida como HDRIs) que são uma imagem única de um ambiente real ou criada por um artista, que quando mapeado em uma luz de domo recria de forma instantânea ambiente de iluminação. Essas imagens geralmente são salvas em um formato de 32 bits, que captura quase toda a gama de luz disponível e permite que a iluminação seja criada com uma queda contínua e sem cortes ou bandas feias.

Embora existam aplicativos que possam criar IBLs, existem inúmeras imagens disponíveis que recriam tudo, desde um panorama rochoso até um estúdio de fotografia. As luzes do domo são altamente eficientes em termos de computação, o que significa que pode ser uma boa idéia usar uma câmera esférica em uma cena existente para criar um mapa HDRI do fundo. Você pode colocar isso em uma cena de versão que não cria perda de fidelidade à luz, mas permite que o artista se concentre na geometria primária com pouca ou nenhuma desaceleração. A maior ressalva com o uso de luzes Dome é que eles resolvem tantos problemas que pode ser fácil negligenciar outros tipos de luz. Isso pode ser um erro, pois adicionar luz extra para destacar os objetos-chave sempre fará com que uma cena se sinta mais viva do que apenas usar uma luz Dome.

 

01. O que é Dome light?

Uma luz Dome light na sua forma mais simples é um objeto leve que rodeia a cena em uma luz branca constante de todas as direções. Assim que uma luz Dome (Skydome ou Environment são outros termos comumente usados) é colocada, cria uma aparência suave de “estúdio”, que seria difícil de recriar com qualquer outro tipo de objeto de luz única. Lembre-se de que nem todos os aplicativos mostram a luz Dome light como um objeto visível, especialmente quando se trata de uma solução de renderização de terceiros.

 

02. Aplique Cor

Enquanto as luzes Dome light são mais comumente associadas como base para fontes de luz baseadas em imagens, isso não significa que não haja outras maneiras de iluminar uma cena com elas. Uma das formas mais fáceis e mais poderosas para um efeito criativo é usar um ramp ou textura de gradiente para alimentar uma variedade de cores na luz Dome light para produzir um aspecto mais interessante. Como a luz Dome light é um objeto físico na cena, ele pode ser girado para ajustar facilmente o aspecto que você está procurando.

 

03. Use iluminação baseada em imagem

Usar uma imagem com uma luz Dome light é uma maneira realmente eficaz de adicionar um visual muito mais realista a uma cena. As imagens High Dynamic Range (HDR) que contêm 32 bits completos de dados de cores são o melhor formato a ser usado com uma luz Dome light, pois permitem que a exposição seja ajustada sem qualquer corte. Caso contrário, as áreas coloridas em uma imagem podem ser brancas ou pretas, pois não há dados de cores suficientes, o que pode, por sua vez, criar alguns artefatos de imagens feias e indesejadas.

 

04. Elimine o fundo

Enquanto muitas imagens HDR vêm com imagens de fundo adicionais, ainda é uma boa ideia garantir que o HDR seja invisível para o canal alfa e potencialmente para a própria câmera. Isso significa que a luz Dome está apenas iluminando a geometria e criando reflexões interessantes em vez de ficar no caminho onde não é necessário, como os céus. Além disso, não ter o fundo ativado pode economizar na velocidade de renderização, pois o computador só precisa renderizar as áreas visíveis.

 

Por Mike Griggs palestrante na Vertex Conference

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *