, ,

As 17 melhores fontes SEM-SERIFA gratuitas para designers

Fontes sem serifa são as próximas da série sobre fontes gratuitas que estamos apresentado no site. Confira nossa lista anterior de fontes serifadas neste link: Fontes serifadas.

  • Fontes sem Serifa – comumente usadas para configurações de texto mais curtas, como legendas e créditos. Sans serifs também são uma boa escolha para um público de crianças pequenas ou para quem está aprendendo a ler.

1. Manrope

O Manrope foi criado por Michael Sharanda e é uma família de fontes de código aberto projetada para usos múltiplos e modernos: funciona em títulos, parágrafos, impressos e na Web. Esta é a segunda versão da fonte e vem em sete estilos. Não há itálico disponível (o criador acredita que o itálico não é necessário nos tempos modernos), mas a fonte cobre a maioria das linguagens latinas e cirílicas. Ele também possui recursos inteligentes, como a capacidade de alternar automaticamente para aspas retas ou curvas.

Design Para Quem não É Designer: Princípios de Design e Tipografia Para Iniciantes (patrocinado)

2. Audrey

Esta fonte elegante de Cristina Pagnotta é inspirada por Audrey Hepburn, e combina geometria reta e curvilínea com uma pitada de Art Nouveau com grande efeito. Ele vem em três pesos – regular, médio e negrito.

3. Alcubierre

Fonte sem serifa geométrica Alcubierre é o trabalho do designer Matt Ellis. Seguindo os passos de sua fonte original Ikaros, esse tipo de letra limpo e mínimo funciona para uma variedade de usos. Ellis também é super generosa, oferecendo ambos os designs totalmente gratuitos para uso pessoal e comercial.

4. Moon

Moon é uma fonte arredondada, sem serifa, que vem em três pesos e foi recentemente atualizada para incluir uma minúscula. É o trabalho do designer Jack Harvatt, que disponibilizou para download em sua página do Behance. Moon é gratuito para projetos pessoais, mas se você quiser usá-lo comercialmente, precisará pagar por uma licença.

5. Big John / Slim Joe

Big John foi criado pelo designer Ion Lucin para seu uso pessoal. Eventualmente, ele decidiu compartilhá-lo no Behance e depois adicionou uma fonte irmã ultraleve: Slim Joe. Ambas são fontes all-caps e contrastam perfeitamente quando combinadas. Essas fontes são ideais para títulos e sub-títulos, e podem ser baixadas gratuitamente no Behance. Confira também o Big John Pro, que também é gratuito.

6. Raleway

O Raleway é um tipo de letra sem serifas inspirado no neo-groesque. Ele foi projetado por Matt McInterney (que trabalhou anteriormente na Pentagram) e está disponível em um peso único e fino. Este tipo inclui ligaduras padrão e discricionárias, um bom conjunto de sinais diacríticos e numerais antigos e de revestimento. Os fãs da fonte também podem experimentar uma alternativa com inspiração mais geométrica.

7. Aganè

Projetado com sinalização wayfinding em mente, e igualmente adequado para interfaces de usuário ou qualquer coisa que exija legibilidade de um ângulo, Aganè é um sans-serif limpo do gráfico suíço, UI e designer de tipos Danilo De Marco. Livre para uso pessoal e comercial, Aganè foi inspirado em Noorda Font por Bob Noorda, FF Transit por Erik Spiekermann e Frutiger por Adrian Frutiger.

8. Titillium Web

Para uma fonte livre, Titillium tem um pedigree altamente respeitável, nascido de um projeto de design de tipo na Accademia di Belle Arti di Urbino da Itália. A cada ano acadêmico, uma dúzia de alunos trabalha no projeto, desenvolvendo-o e resolvendo problemas, e pedem a todos os designers gráficos que usam o Titillium em seus projetos para enviar alguns exemplos da família de tipos em uso, para ajudá-los a desenvolvê-lo.

“O Titillium é uma das minhas favoritas há alguns anos”, diz Rob Hampson, chefe de design da The Bot Platform, uma plataforma para criação de bots no Messenger. “É afiado, contemporâneo e vem em uma ampla gama de pesos. Na minha opinião, funciona melhor em tamanhos maiores; por exemplo, para títulos. Dito isso, com uma consideração cuidadosa, ele poderia ser usado como uma fonte de corpo ”.

9. League Gothic

League Gothic é um sans-serif condensado inspirado no clássico Typeface Alternate Gothic # 1, originalmente projetado por Morris Fuller Benton para a American Type Founders Company em 1903. A League of Movable Type decidiu fazer sua própria versão e abrir seu código, com contribuições de Micah Rich, Tyler Finck e Dannci.

10. Chivo

Chivo é um tipo de letra grotesca que é ideal para manchetes e outras áreas de página onde você quer chamar a atenção. Confiante e elegante, foi lançado em quatro pesos com itálico correspondente. Esta fonte livre é o trabalho de Héctor Gatti e da Equipe Omnibus-Type.

Confira também – Diagramação: Fundamentos e técnicas (Gráfica e editorial) (patrocinado)

11. Comfortaa

O Comfortaa é um design arredondado geométrico do tipo sem serifas destinado a tamanhos grandes. Criado por Johan Aakerlund, engenheiro de design da Universidade Técnica da Dinamarca, é uma fonte simples e bonita que inclui um grande número de caracteres e símbolos diferentes. Parte do Projeto de Melhorias de Fontes do Google, as atualizações mais recentes da família incluem a adição de um conjunto de caracteres cirílico e suporte para vietnamitas.

David Airey, designer gráfico e escritor ocasional na Irlanda do Norte, está entre seus admiradores. “Muitas fontes gratuitas precisam de muito trabalho para limpar os pontos, mas isso não significa que você não encontre boas opções”, diz ele. “Para um projeto de identidade, usei o Comfortaa como base para uma marca de texto sob medida. O antes e o depois são bem diferentes, mas o trabalho de Johan me deu uma ótima base e o cliente adorou o resultado. ”

12. Noto Sans

O Noto Sans é uma família de fontes gratuitas projetada pelo Google que suporta mais de 100 sistemas de escrita, 800 idiomas e centenas de milhares de caracteres. As fontes Noto devem ser visualmente harmoniosas em vários idiomas, com alturas e espessuras de traçado compatíveis. A família inclui estilos regular, em negrito, itálico e negrito e itálico, e tem uma família irmã serifada, Noto Serif.

13. HK Grotesk Hanken

A HK Grotesk é uma fonte sem serifa inspirada nos grotescos clássicos, como Akzidenz Grotesk, Univers, Trade Gothic e Gill Sans. Ele foi projetado pela Hanken Design Co com o objetivo de criar uma fonte amigável e distinguível, adequada para textos pequenos. Recentemente, expandiu seu suporte a idiomas com a adição de caracteres cirílicos (búlgaro, russo e sérvio).

14. Aileron

Aileron é uma sans-serif versátil e neo-grotesca que está em algum lugar entre Helvetica e Univers. Criada por Sora Sagano, designer do Tipotype, tem como objetivo fornecer aos leitores um alto nível de conforto visual. Está disponível em 16 pesos, do ultraleve ao black.

15. Ubuntu

Esta fonte livre foi especialmente criada para complementar o tom de voz do Ubuntu, o sistema operacional Linux para computadores pessoais, tablets e smartphones. Projetado pelo design Dalton Maag, ele usa recursos OpenType e é manualmente sugerido para maior clareza em telas de desktop e móveis.




16. Clear Sans

Clear Sans é uma fonte versátil projetada pela Intel projetada com legibilidade na tela em mente. Apropriado para tela, impressão e web, essa fonte livre é notável por seus caracteres minimizados e proporções ligeiramente estreitas, tornando-a uma ótima opção para design de interface do usuário, de pequenos rótulos a longas passagens (por exemplo, foi adotado pela Mozilla para o navegador ‘Firefox para Android’).

Criado por Daniel Ratighan na Monotype sob a direção da Intel, o Clear Sans suporta uma ampla gama de idiomas usando latim, cirílico e grego, e inclui pesos médios, regulares, finos e leves com estilos vertical, itálico e negrito.

17. Source Sans Pro

Lançado em 2012, o Source Sans Pro foi a primeira família de software de código aberto da Adobe, e se mostrou amplamente popular. Foi concebido como um tipo de letra grotesco clássico com um design simples e despretensioso, destinado a funcionar bem em interfaces de usuário. Ele foi projetado por Paul D. Hunt, que continua a trabalhar como designer de tipos na Adobe, e também projetou a fonte gratuita complementar Source Serif Pro.

Source Sans Pro é uma das fontes favoritas gratuitas de James Hollingworth, um designer digital e ilustrador de alto nível baseado em Bath, no Reino Unido. “É uma fonte sólida e confiável para ser usada no trabalho de design”, ele se entusiasma. “Sendo eu disléxico, acho que é uma fonte muito fácil de ler e funciona brilhantemente em interfaces de usuário.”

Próxima parada fontes escritas à mão…

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *