, , ,

Os novos ícones do Windows 10

Mais uma vez a Microsoft, através do windows especialmente, vem criando tendência, influenciando a forma como vemos o mundo através de seus programas, o que não é diferente com o a apresentação visual. Quando o windows 8 entrou no mercado não demorou muito para que as pessoas sentissem a diferença, foi uma grande quebra de paradigma, até o windows 7 estávamos acostumados com uma estrutura relativamente simples mas muito familiar e como que subitamente, um susto, onde está o menu, os ícones e as cores as quais estávamos acostumados a anos? Simplesmente desapareceram. Mas não demorou muito para que esse novo visual Flat Design dominasse nosso mundo.

O menu iniciar voltou mas o mundo do design não seria mais o mesmo com formas simples, sem sombras, cores pasteis. Entretanto como nada nesse mundo atual que vivemos dura por muito tempo, tendências vem e vão, agora nos é apresentada uma nova evolução, embora, alguns possam pensar que é apenas o windows, aqueles que estão atentos às nuances da mudança sabem que isso é uma pedrinha jogada no topo de uma montanha, que pode trazer, para as artes visuais e comunicação, uma avalanche de mudanças. Segue o artigo publicado no Medium pela Microsoft com autoria de Christina Koehn líder de design na Microsoft.

Projetar para Windows é projetar para o mundo. Hoje, o Windows 10 fornece centenas de milhões de dispositivos em todo o mundo: em escolas, residências, escritórios e em qualquer lugar. Faz parte da história da computação em si, e os designers acompanham a jornada desde o início, trazendo os princípios estéticos do design para um novo paradigma de computação amigável.

Novos ícones do Windows 10

Evolução do ícone de e-mail

Essa jornada evoluiu notavelmente, sempre com foco na maneira como as pessoas confiam na tecnologia para obter o melhor de si. O sistema operacional Windows 1.0 estreou no mundo em 1985. A Microsoft manteve uma estratégia estável nos primeiros anos do Windows: construa, libere e construa novamente. Esses eram ciclos previsíveis de três anos em que o Windows era literalmente enviado em uma caixa. Os ritmos começaram a mudar com o início da web, quando as pessoas foram introduzidas à ideia de estarem superconectadas a todas as informações do mundo. Com o tempo, esse novo comportamento mudou de desktop para celular. Computação, conhecimento e conexão global tornaram-se ainda mais onipresentes.

Leia também: 10 Reflexões Sobre Criatividade e Inovação

Ícones do futuro

Avançando para a era do Windows 10 e o conceito de computador pessoal (o PC, com carinho) significa algo totalmente diferente do que há três décadas. Estima-se que haja quatro dispositivos conectados por pessoa, com esse número aumentando constantemente. Como designers, isso nos sinaliza que a vida moderna é complicada. E, como projetistas do Windows, isso indica uma necessidade de simplicidade no nível dos sistemas.

Em termos de sistema, podemos ver os ícones do Windows como um meio de encontrar orientações. Os sistemas são inerentemente complexos e os ícones fornecem pontos de referência simples. Podemos nem perceber o quanto dependemos dessas dicas sutis para navegar no sistema operacional – nossos cérebros são máquinas incríveis que sintetizam essas informações em segundo plano. Contamos com esse mecanismo cognitivo quando projetamos, ajudando a mente a realizar várias tarefas, organizar e se comunicar.

Novos ícones do Windows 10

Essa coreografia de design se torna mais crítica à medida que a tecnologia avança. Por isso, empreendemos um esforço de vários anos entre as equipes de design da Microsoft para redesenhar nossos ícones: um sistema dentro de um sistema. Os ícones planos e monocromáticos ficam ótimos no contexto de blocos coloridos, mas, à medida que mais estilos de ícones entram no ecossistema, essa abordagem precisa evoluir. Quando os ícones na barra de tarefas e no menu Iniciar são de estilos diferentes, ele cria mais carga cognitiva para verificar e encontrar aplicativos. Precisávamos incorporar mais pistas visuais na linguagem de design de ícones, usando nossa linguagem de design fluente modernizada.

Simplificando: nós evoluímos. Nossos ecossistemas de experiência são incrivelmente complexos e começaram a se espalhar do Windows para plataformas de terceiros como Android, iOS e Mac. Dedicamo-nos a tornar nossos ícones familiares, bonitos e inclusivos nos fenômenos modernos das experiências entre plataformas e dispositivos.

Familiaridade na mudança

Ao atualizar o idioma do sistema, não nos afastamos da iconografia estabelecida: a tradução da função para a imagem que se tornou familiar ao nosso cérebro. Pesquisas mostram que as pessoas querem consistência no design e na conexão com a marca, com diferenças suficientes para ajudar no reconhecimento. Esticamos a linguagem para permitir representações literais, bem como metáforas abstratas, mantendo um DNA comum que os une.

Novos ícones do Windows 10

Aproveitando o Fluent Design System, introduzimos profundidade e cor em nossa iconografia. Essas dicas adicionais são sutis, mas fazem muita diferença ao varrer uma interface. Vivemos entre vários sistemas operacionais, alternando constantemente entre tarefas, prioridades e identidades. A adição de cores também fornece uma linguagem de design coesa entre as plataformas: o ícone familiar no Windows 10 é o mesmo no Android, iOS e Mac, fornecendo um caminho de orientação em toda a sua vida digital. Os novos cantos arredondados na interface do Windows 10 alcançam o mesmo objetivo: fazer com que esses ícones pareçam viver no mundo real; algo familiar e acessível para agarrar.

A maioria das pessoas começará a ver novos ícones como atualizações de aplicativos na Microsoft Store. Se você é um Windows Insider no anel Preview Preview, os ícones Mail e Calendar foram lançados esta manhã. E se você é um Insider no anel Rápido, começará a ver alguns dos novos ícones hoje e ainda mais nos próximos meses.

Essa jornada no mundo real continua com os designers da Microsoft compartilhando idéias, pesquisas e comentários para criar o melhor sistema possível para nossos clientes globais. A reformulação desses ícones sinaliza nosso compromisso com a evolução do sistema operacional Windows, honrando seu legado e redefinindo o arquétipo em que ele vive. Adoramos aprender sobre como nossos clientes confiam no Windows para trabalhar, aprender, se divertir e alcançar, inspirados em como o humilde sistema operacional pode simplificar a vida moderna. Continue falando conosco!

Texto traduzido de Christina Koehn – Design Leader na Microsoft.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *