Design GráficoDestaquesInspiraçãoTipografia

Tendências de Tipografia 2021

1. Fontes Svelte Serif

As fontes com serifa são, é claro, atemporais – e, portanto, aparecem de volta no mapa de tendências quando são usadas de uma maneira nova e moderna. Com uma justaposição de elementos finos e ousados, estamos vendo as fontes serif clássicas retornando aos designs como uma tendência persistente. Adorado por marcas de beleza especialmente, o estilo oferece uma estética suave que pode funcionar em muitos setores. Acolhemos isso como um pouco de ar fresco contra o uso excessivo de sans-serif nos últimos anos.

Pensar com tipos: Guia para designers, escritores, editores e estudantes(link patrocinado)

Nossos exemplos mostram combinações elegantes de fontes com serifa esbelta com cores terrosas que suavizam a vibração geral. LOFF Wellness usa uma fonte com serifa esbelta proeminente sobreposta em uma bela foto da vitrine. O alinhamento de texto divertido funciona perfeitamente com esta fonte também.

Neubel , uma fundição de fontes, usa uma paleta de cores suave e elegante e sobrepõe o texto em arte contrastante para uma declaração ousada.

A agência de design Autumn mostra o poder da hierarquia visual combinada com tipografia confiante e formas simples. Com uma estética minimalista e implementação simples, sua página inicial evoca uma força terrena.

2. Fontes de contorno

Em contraste com as fontes com serifa esbelta, temos a poderosa presença de fontes com contorno. Assim como o nome indica, as fontes de contorno são totalmente transparentes no meio, com espessura de linha variável nas bordas externas. As fontes de contorno fizeram uma grande aparição em 2020 e esperamos ver mais do mesmo em 2021. A transparência é extremamente poderosa quando alinhada ao lado de fontes preenchidas em negrito também.

A designer sênior da Envato, Sophie Dunn, diz sobre as fontes de contorno : “Elas são modestas e elegantes na maneira como ocupam seu espaço, e ideais para fazer uma declaração que não grite dos telhados. É a combinação perfeita de confiança e classe. ” Concordamos que eles são ousados ​​e confiantes ao mesmo tempo, mas ao mesmo tempo transparentes e acessíveis.

Nossos exemplos mostram fundos de esboço que ocupam um lugar central nos designs da web. Heetch usa uma fonte de contorno azul-violeta em cima de uma sans-serif sólida da mesma cor para um contraste forte.

Aldo usa tons da cor Pantone do ano para a campanha Step Into Love . Com a campanha centrada em confiança e expressão, o amarelo brilhante traz esse sentimento à frente e ao centro. A fonte de contorno é uma ótima escolha aqui para deixar o amarelo forte brilhar. O designer japonês Ukyo Masuda completa este grupo com uma paleta de cores cinza neutra que, no entanto, é trazida à vida pela fonte criativa de contorno svelte-serif.

Branding + design: a estratégia na criação de identidades de marca (link patrocidado)

3. Brutalista evoluído

Se você está procurando criar tensão visual e romper com o design padrão da web, a tipografia brutalista combinada com elementos brutalistas modernos dá conta do recado. O design claro, cru e ligeiramente retro das fontes brutalistas é modernizado para se tornar o que chamamos de ‘brutalista evoluído’. Na versão evoluída, os elementos agressivos são suavizados e combinados com uma variedade de paletas de cores e formas, figuras reais e imaginárias.

Nossos exemplos mostram diferentes variações e combinações de brutalista evoluído. Green Meadow nos lembra do lançamento do novo design do Dropbox. Confuso para muitos com suas cores fortes e escuras e opções de fontes agressivas. Funciona bem aqui para Green Meadow, e a experiência evolui conforme você rola a página.

A Porter Packaging tem uma mensagem clara e forte, afirmando o que eles fazem e com quem trabalham. A indústria de embalagens em que eles estão se conecta fortemente com a paleta de cores usada.

Nathan Taylor usa muitos elementos experimentais e interatividade. Todo o design é brutalista, não apenas a fonte. Esta é uma grande demonstração de um brutalismo mais caótico, mas os elementos modernos fazem com que pareça refinado e evoluído.

4. Camada de texto com outros elementos

Quando os clientes dizem que querem algo estourando, é isso que eles querem dizer. O que antes era apenas um truque do Photoshop agora está fazendo uma aparição em sites mais estabelecidos. Ao organizar o texto e as imagens em camadas, com intenção, a página inteira aparece. Essa combinação deixa bem claro onde está o ponto focal – não no texto ou na imagem, mas em ambos. Ele permite que o usuário pause por um segundo e absorva tudo, antes da rolagem.

Estamos vendo muitas camadas de texto com outros elementos, como imagens e ilustrações, e adoramos o visual.

Esses exemplos são os mais divertidos até agora. A sensação cinematográfica assim que você chega à página do Mammut Baikal é poderosa. O movimento da imagem e o texto do Baikal estão entrelaçados com o humano para fazer você se sentir parte da experiência. É quase como se a tela estivesse gritando com você.

A agência de branding alemã MJND tem um composto de camadas muito mais simples, mas a sensação de aventura ainda é muito proeminente. Este design é muito mais acessível para quem trabalha com texto e imagens.

Owlsome Studio torna a tipografia muito mais proeminente e sobrepõe uma imagem quadrada menor atrás. Essa é uma alternativa aos outros dois exemplos, mas pode ser impactante à sua maneira, pois quebra o status quo da web.

5. Mistura de texto-imagem

Um passo além da estratificação de texto é a mesclagem texto-imagem – onde o texto fica emaranhado com a própria imagem e os dois são inseparáveis. Isso dá à imagem um toque realmente premium e faz você prestar atenção. Em vez de uma combinação de camadas de texto e imagens, eles estão se tornando um e o mesmo. Começa a ficar difícil ver onde termina a foto e começa a tipografia.

Adoramos a expressão criativa que este formato permite, com infinitas combinações disponíveis. Satellite414 usa texto de contorno transparente que realmente se torna parte da foto. É dinâmico, moderno e fresco ao mesmo tempo.

Kieran Baybutt permite o domínio tipográfico, com o texto assumindo totalmente as imagens do herói. Isso torna as partes do texto tão importantes, senão mais, do que as fotos típicas – uma dinâmica interessante. Craig Reynolds também permite que imagens e texto entrem e saiam de combinações, mesclando-os, fazendo com que o usuário pare e preste atenção pelo menos uma vez.

6. Novo Psicodélico

A nova vibração Psychadelia é um retrocesso retro às cores descoladas combinadas com um toque moderno. É inspirado nos designs psicodélicos do passado.

A radical convulsão social das décadas de 1960 a 1970 trouxe consigo a transformação da nova arte e do design. A influência dos psicodélicos era claramente aparente naquela época, e estamos vendo uma nova onda disso hoje. Wes Wilson foi um importante designer daquela época, criando uma nova fonte que se tornou um símbolo da área – o famoso design psicodélico fundente.

Victor Moscoso trouxe cores brilhantes para seus designs tipograficamente pesados, que influenciaram as paletas de cores do néon dos dias modernos, como pode ser visto nos exemplos.

Zeus Jones é um exemplo perfeito das tendências que estamos vendo mais – uma variedade de cores vivas em todo o espectro, combinadas de forma onírica com a tipografia em itálico e colocada para trazer clareza de comunicação aos gradientes fluentes.

Charlie Le Maignan nos dá uma fonte hilariante retro que se expande e se retrai nas páginas. Além disso, temos um arco-íris em cascata de texto na seção Showreel, uma reminiscência de álbuns dos anos 1970 e canções de ácido.

A Agência St. Martin nos traz uma lâmpada de lava de alegria e emoção no cenário deslumbrante. A tipografia combina bem com o fundo – uma justaposição de simplicidade e cores infinitamente complexas.

7. Fontes Serif Modernas ousadas

Este não é totalmente novo para 2021, mas o clássico tratamento serifado moderno e arrojado da tipografia continua a evoluir com novos visuais.

Uma nova mudança é que estamos vendo fontes com serifa em negrito assumindo totalmente a tela e fazendo uma declaração com mais frequência. O texto é todo o design em muitos casos, e fontes com serifa modernas em negrito resolvem o problema. Em um mundo cheio de paywalls, feeds sem fim e dopamina em excesso, a simplicidade evocada nessa tendência é bem-vinda.

Spline usa preto sobre vermelho para uma declaração realmente forte e texto totalmente em maiúsculas para aumentar o poder. Para uma empresa que tenta evocar habilidade, confiança e autoridade, a combinação funciona bem.

Orto mantém a simplicidade, mas leva a grandeza a outro nível. A tipografia superdimensionada e brilhante apenas o obriga a prestar atenção e mergulhar mais fundo.

Pizza Pizza também usa tipografia sans-serif ousada combinada com a paleta vermelha e preta universalmente útil para mostrar agressividade e destemor.

Confira o artigo com 17 fontes serifadas para o seu design

8. Cyberpunk e Vaporware

Talvez uma das ideias mais divisivas seja a estética cyberpunk e vaporware. Uma vaga combinação de computadores, videogames e estética pop dos anos 1980 em uma combinação estranha e hipnotizante.

Os anos 80 foram o início dos jogos digitais e da nova onda de computadores. Os designs de cyberpunk e vaporware são variações dos designs retro-futuristas dos anos 80. À medida que os computadores e a IA evoluem, podemos ver novas combinações de tipografia e estética que combinam.

A Next Big Thing Academy claramente está de olho no futuro. Embora a escolha da fonte aqui não seja nada extrema, ela se encaixa no geral com a estética retro-futurista.

Buoy também não usa fontes drasticamente inovadoras, mas a combinação geral de imagens com tipografia se encaixa nessa tendência.

Artigo traduzido de Kevin Miller para o site Word Counter em inglês.

Um mundo de criatividade!

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *